sábado, 12 de fevereiro de 2011

POESIA LEO – 40 ANOS DO DISTRITO – L-15/LA-4 Tema:não basta ter o LEO no peito, é preciso ter peito para ser LEO.


LA 4! LA 4 meu!
Distrito do meu coração
Sempre digo que tu és
O melhor e com razão
Me orgulho quando lembro
Que você todo é um membro
Deste grande Ceará.
Pra mim que te adoro tanto
Te julgo o melhor recanto
Do múltiplo LEO LA.

Cada um na vida tem
O direito de julgar
Como tenho o meu também
Com razão quero falar
Nestes meus versos singelos
Mas de sentimentos belos
Trago uma história pra contar
Dos quarenta anos deste Distrito
Que eu já disse e repito
O melhor do LA.

Com o meu pouco estudo
Sem ter da universidade o bafejo
Distrito eu te saúdo
Com este verso que escrevo
Distrito de grande porte
Entre o Nordeste e o Norte
Tem sua denominação
Chamado de LA 4
Posso até ta sendo chato
Mas é o melhor da região.

 Parece que foi um casamento
Da Fortaleza com o Ceará
Nascendo o LEO Guaraní
Pra essa história começar
Foi o primeiro clube fundado
Do qual pode se orgulhar
E foi João Castelo Martins
Que quis o mesmo fundar
Mombacense como eu
Pra nosso orgulho aumentar.

Nasceu também Maranguape
Que numa serra se ergue
Veio depois Várzea Alegre
Com muito vigor e raça
Logo após nasceu Mombaça
Clube que muito cresceu
Veio Senador Pompeu
Para não nos deixar só
Nascendo também Icó
Que bem forte apareceu.

Quando a Fortaleza Bela
Com o Ceará se casou
O fruto do matrimônio
Foi assim que se chamou:
Distrito LEO L-15
Esse nome o  batizou
Foi um Distrito de Glórias
Que na gente enraizou
E o saudoso L-15
Pra LA-4 mudou.

A década de 70
Para a história ficou
O movimento nascia
E um Distrito se fundou.
No grande L Brasil
O L-15 se firmou
E a escola de Liderança
No Ceará se espalhou
E com minha lembrança te conto
Aquilo que alguém me contou.     

Como toda entidade
Tem um líder organizador
Certo tempo no L-15
Era um tal governador
Administrava o Distrito
Tendo dos clubes o aval,
Mas veio a modernidade
Coisa nova, aquilo e tal
E agora quem governa
É o Presidente Distrital.

Na década de oitenta
No ano de oitenta e três
O Leojunismo nascia
Pois já era sua vez
Foi Valdinete e Orlando
Que um bom trabalho fez
E agora foi Várzea Alegre
O grande berço da vez
E essa história que aprendi
Eu conto aqui pra vocês.

Na áurea do L-15
Com alegria e emoção
Aconteciam os jogos
Uma certa competição
Jogos Melvin Jones e jogos JCM
Era essa a definição
A disputa acontecia
Mas tinha muita união
E hoje o que é Conferencia
Era antes Convenção.

Eram muitas regiões
Da capital ao Cariri
Se hoje é até a D
Antes era até a I
Tinha clubes diferentes
Que não tão mais por aqui
Como o Fortaleza E.B.O
E o LEO Clube de Trairí
Mas aqueles que permanecem
Tem muito amor ao SERVIR.

Mas se estamos em 2010
E continuamos a caminhada
É porque tivemos grandes Líderes
Que acompanharam a jornada
Tivemos bons presidentes
Nessa grande pleiteada
E os Assessores LEO
Andam juntos de mãos dadas
E vamos então trilhando
Longos passos nessa estrada.

Não basta meu companheiro
O LEO no peito trazer
Se você não for guerreiro
Pra fazer acontecer
Vestindo a sua camisa
E erguendo a bandeira pro céu
Escute esse meu conselho
Que vale mais que um troféu
É preciso ter muito peito
Para poder ser um LEO.

Opinião e gosto
Cada um tem o seu
Se não mexer no daqui
Também não mexo no teu
Mas o Distrito adotou
Um gosto contrário do meu
Trocou o jogo de cores
Que era por todos querido
O amarelo e o bordô
Tão bonito colorido.

Agora que o nosso Leão
Perdeu o seu colorido
O Distrito vai usar
O leãozinho encardido
Desculpem a expressão
Não é esse o sentido
É que a mistura de cinza
Parece envelhecido
Mas se também é sua preferência
Não se sinta ofendido.

Como disse lá em cima
Gosto não se discute
Nesses versos, nessa rima
Eu só peço que me escute
Se você não concordar
Quero então me desculpar
Pelo que aqui começou
Eu continuo contente
Pois a sigla LEO da gente
Essa não modificou.

Meu Distrito com sua experiência
Muito evento realizou
De CD a Conferência
Muito conhecimento gerou
E os encontros com sua ciência
A região integrou
São hoje apenas quatro
Mais cada uma da show
Pois nos últimos AL’s
Muito clube se fundou.

Se eu continuar falando
Sei que vou cansar vocês
E não é o meu desejo
Pelo menos dessa vez
Mas uma coisa eu lhe digo
Ou esse distrito é amigo
Ou então vivo de engano
E se isso mentira for
Me desculpe por favor
Pois eu também sou humano.

Quando o Distrito não tem
Nenhum sinal de doença
Os clubes se sentem bem
Tem vigor e resistência
E se o seu coração tem prazer
Alegra o resto do ser
Como se rasgasse um véu,
Vive sempre satisfeito
Quem possui dentro do peito
A grande missão de ser LEO.

Meu caro companheiro
Acabo de lhe contar
Em apenas quatro folhas
Uma historia singular
Que se fazendo um livro
Ainda não da pra botar
Mas como sou aprendiz
E não um poeta de rua
Eu contei a minha história
Quem quiser que conte a sua.


LEO CLUBE DE MOMBAÇA
Poesia Campeã da XII Conferencia LEO do LA-4 / Crato-CE AL 2009/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário