Protocolo

O termo Protocolo é de origem grega, e seja entre indivíduos ou diferentes países, representa uma expressão oficial de cortesia. A palavra protocolo possui muitas dimensões. Significa respeito à posição de outrem. Representa o tato e diplomacia com que nos aproximamos uns dos outros. Também pode ser visto com um sistema de etiqueta.
No mundo LEOístico e leonístico a palavra protocolo diz respeito às nossas autoridades, Diretores e Dirigentes, em todos os níveis. Há que haver respeito mútuo para que as partes envolvidas - organizadores e participantes - sintam-se prazerosos na condução e atenção que o evento merece.
Protocolo é uma forma objetiva e simples de realizar eventos, encontros e reuniões. Sua utilização proporciona uma ordem clara dos trabalhos e os corretos momentos para as diversas manifestações presentes no movimento. Utilizar protocolo retrata a igualdade e o respeito entre todos os associados, o conhecimento do LEOísmo e a acolhida a todos os presentes.

Disposição das Bandeiras

Conforme Lei N° 5700 de 1° de Setembro de 1971. Dispõe sobre a forma e apresentação dos símbolos Nacionais, e dá outras providências.
CAPÍTULO III, Seção I - Da Bandeira Nacional:
Art. 19 - A Bandeira Nacional, em todas as apresentações no território nacional, ocupa o lugar de honra, compreendida como posição:
· Central ou mais próximo do centro e à direita deste quando com outras bandeiras, pavilhões ou estandarte, em linha de mastros, panóplias, escudos ou peças semelhantes.
· Destacada à frente de outras bandeiras, quando conduzida em formaturas ou desfiles.
· À direita das tribunas, púlpitos, mesas de reunião ou de trabalho.
Parágrafo Único - Considera-se à direita de um dispositivo de bandeiras a direita de uma pessoa colocada junto a ele e voltada para a rua, para a plateia ou, de modo geral, para o público que observa o dispositivo.  

As bandeiras não são apenas ornamentos utilizados para embelezar uma reunião, mas são as representantes físicas e simbólicas de um estado ou de uma instituição.
O responsável pela colocação das bandeiras é o diretor (a) social, bem como de sino, martelo e estandarte.
Não existe nenhum dispositivo dizendo da obrigatoriedade desta ou daquela bandeira a reunião. No entanto, o costume e a praxe têm feito constar:
I – No Clube – Bandeira Nacional, de Estado e Município, além do estandarte;
II – No Distrito – Bandeira Nacional, de Estado e Município anfitrião, bandeira do LIONS (se houver) e estandartes de clubes presentes;
III – No Distrito Múltiplo – Bandeira Nacional, dos Estados, bandeira do LIONS (se houver) e estandartes de todos os clubes presentes.
O estandarte seja ele de Clube, Distrito ou Distrito Múltiplo, deve ficar atrás do Presidente, ou dependendo, da mesa diretiva.
Porém, nunca deve estar em nível mais elevado que o Pavilhão Nacional. Caso seja colocado em linha com as demais bandeiras, deverá ficar ao lado esquerdo da bandeira mais próxima à mesa.
O protocolo LEOístico tem um destaque especial em homenagem ao Pavilhão Nacional. Nas reuniões é sempre iniciada com homenagem constante do cântico da primeira estrofe e estribilho ao Hino a Bandeira (após abertura formal e a Invocação a Deus), encerradas após o término da reunião, com uma salva de palmas, ou o Hino a Bandeira, uma saudação a Bandeira, por pessoa previamente escolhida.


Passos para posicionar corretamente as bandeiras

1.      Enumere as bandeira que serão usadas por ordem de importância, com descrito a baixo:

a) Bandeira Nacional;
b) Bandeiras de outros países, em ordem alfabética do nome do país, de acordo com o idioma português (esta bandeira deve ser de tamanho igual à bandeira nacional);
c) Bandeira da ONU;
d) Bandeira do Estado anfitrião;
Observação: Caso o Distrito anfitrião pertença a mais de um estado, as bandeiras dos demais estados podem ser colocadas aqui.
e) Bandeiras de outros estados, na ordem de constituição histórica dos estados (decreto 709234, art. 85), a saber: BA, RJ, MA, PA, PE, SP, MG, GO, MT, RS, CE, PB, ES, PI, RN, SC, AL, SE, AM, PR, AC, DF, RD, MS, TO, AP, RR;
f) Bandeiras dos municípios, em ordem alfabética;
g) Bandeiras do LIONS Clube e do LEO Clube;
h) Bandeiras de outras Associações.


2. Feita esta organização, devemos observar o número de bandeiras (par ou ímpar). Caso haja um número ímpar de bandeiras, o local de honra é o mastro central e o segundo local de honra é a sua direita, depois à esquerda, etc. Caso haja um número par de bandeiras, o local de honra é o mastro central mais a direita, seguido pelo mastro central a sua esquerda, depois a sua direita, etc.

Número par de Bandeiras
Número ímpar de Bandeiras
    ... 5 3 1 2 4 6...
            ... 4 2 1 3 5...
           Plateia
                 Plateia


Algumas regras gerais:

- A Bandeira Nacional não pode ser menor do que nenhuma outra;
- A Bandeira Nacional não pode ser ocultada, mesmo que parcialmente, por pessoas sentadas em suas imediações;
- As Bandeiras devem ficar à direita da mesa principal.
- Quando estiver presente visitante de outro país, a bandeira do seu país estará no segundo lugar de honra.
- Havendo mais de uma bandeira de Estados, coloca-se a Bandeira do Estado anfitrião à direita do Pavilhão Nacional, e as outras à esquerda e a direita..

Resumindo:

Sempre vista estando o observador de frente para as bandeiras.
- Montagem de 2 bandeiras (sempre usando como referência a Bandeira Nacional) – bandeira do LEO ou LIONS à direita da Bandeira Nacional.
          O                                                  O
   1. Brasil                         2. Estado ou LEO ou LIONS

- Montagem de 3 bandeiras – Bandeira Nacional no centro, bandeira do Estado à esquerda e de LEO ou LIONS à direita.
         O                           O                                               O
  2. Estado             1. Brasil                 3.  Município ou LEO ou LIONS

 - Montagem de 4 bandeiras – Bandeira Nacional no centro, bandeira do Município à esquerda,  bandeira do Estado e do LEO ou LIONS na extrema direita.
           O                        O                       O                            O
  3. Município          1. Brasil                2.  Estado                  4. LEO ou LIONS

  - Montagem de 5 bandeiras – Bandeira Nacional no centro, bandeira do Município à extrema esquerda,  bandeira do país estrangeiro a esquerda, bandeira do Estado a direita e bandeira do LEO ou LIONS na extrema direita.
             O                       O                     O                      O                             O
  4. Município          2. Estrang.           1.  Brasil         3. Estado          5. LEO ou LIONS

Composições da Mesa Principal


Há certa ordem de procedência para a convocação de companheiros na mesa principal, a qual, em certas circunstâncias, torna-se flexível e passível de ser alterada, de acordo com os dirigentes LEOísticos e LEOnísticos presentes.
Havendo autoridades civis, militares e/ou eclesiásticas, devem ser intercaladas com dirigentes de LEO/LIONS. Os lugares na mesa principal dever ser organizados de acordo com o protocolo Leoístico.
O diretor social deve verificar se há lugar na mesa para que todos os dirigentes e autoridades possam ser acomodados, providenciando os mesmos, caso tal não ocorra.
Havendo, para a reunião ou evento, um orador oficial este fica à direita do presidente do mesmo. A seguir vamos dar uma seqüência básica, a qual pode ser modificada, de acordo com os dirigentes e autoridades presentes à reunião ou evento.
I – Em Nível de Distrito Múltiplo:
A)    Presidente do Distrito Múltiplo
B)     Ex-Presidente Imediato
C)     Coordenador do CILBRA
D)    Vice-Presidente do DM
E)     Assessor LEO do DM
F)      Coordenadores de Região
G)    Ex-presidentes de DM
H)    Demais dirigentes (respeitando-se a regra de intercalação de autoridades presentes)

II – Em Nível de Distrito:
A)    Presidente de Distrito
B)     Ex-Presidente Imediato
C)     Dirigente do CILBRA presente
D)    Dirigente do D.M presente
E)     Vice-Presidente de Distrito
F)      Presidentes Anteriores
G)    Secretário Distrital
H)    Tesoureiro Distrital
I)       Coordenador de Região
J)       Outros dirigentes (ex.: assessores de DM)

III – Em Nível de Clube:
A)    Presidente do Clube
B)     Dirigente Distrital presente
C)     Dirigente do DM presente
D)    Dirigente do CILBRA presente
E)     Ex-Presidente Imediato
F)      Vice-Presidente
G)    Secretário
H)    Tesoureiro
I)       Outros dirigentes


Roteiros para reuniões (sugerido)

Ainda falando a respeito de protocolo, comentaremos agora das maneiras de se realizar a bom termo uma reunião.
“Muitas vezes, as reuniões de um clube e até as reuniões distritais, são extremamente bagunçadas, resultando disto um baixo aproveitamento das mesmas...”
Isto porque não houve uma preparação anterior, como a elaboração da pauta da reunião, divisão dos encargos da mesma, e por aí a fora.
“Sob responsabilidade do diretor social está a incumbência de trazer à reunião o material indispensável para condução dos trabalhos, tais como sino, martelo e estandarte (Pavilhão Nacional e bandeiras, se for o caso)...”
Tendo todos os detalhes acima citados, providenciados, o presidente poderá iniciar a reunião conforme roteiro abaixo:
I – Abertura da reunião, dizendo sempre estas palavras: “ Invocando a Deus pela grandeza da pátria e a paz universal entre os homens, declaro aberta a ..... reunião ..... (festiva/ordinária) do LEO Clube de..................”

IMPORTANTE:

INVOCANDO A DEUS - interpretando, veremos que estamos fazendo uma prece e que devemos nos concentrar, pois é na verdade uma oração, uma súplica, um desejo que estamos solicitando de DEUS para que sejamos atendidos. Nunca devemos dizer "em nome de DEUS", pois não temos autorização DELE para agirmos desta maneira. É realmente uma súplica, um pedido. Devemos nos concentrar para que todos presentes também sintam a necessidade desta concentração.

PELA GRANDEZA DA PÁTRIA - vejamos que invocamos para poder fazer o pedido e lembramos inicialmente de nossa pátria. Esta grandeza que falamos é lógico não é grandeza territorial e sim grandeza em poder resolver os problemas sociais da família brasileira. É grandeza na saúde, na educação, na habitação no emprego e no bem estar. Que ELE mostre um caminho que possamos trilhar e encontrar uma solução para minorar tantas aflições da população. Que haja grandeza na mente dos nossos dirigentes, nossos representantes e que toque de perto a sensibilidade deles. Notamos que o Lions e o LEO se preocupam com a comunidade em um todo, não sendo, portanto, um clube filantrópico, não deixando entretanto de fazer filantropia.

PELA PAZ ENTRE OS HOMENS - é lógico que havendo grandeza da pátria, haverá naturalmente paz entre todos. Homem simboliza todo o gênero humano e de maneira alguma é interpretado como machismo. Se notarmos, as duas frases se completam: GRANDEZA E PAZ, pois, se formos grandes em nossas ações, haverá paz interior e, consequentemente, paz universal. Esta paz está sendo implorada desde o início do mundo e realmente ela ainda não foi possível devido DEUS não estar em todos nós.

Rezar, orar é suplicar interiormente, é colocar toda sua fé naquilo que estamos pedindo. É natural que deve haver concentração interior, deve-se realmente suplicar com a alma. Por vezes vemos companheiros que leem a frase e na maioria das vezes o fazem sem nenhum sentimento. Parece que está querendo terminar logo tal é a pressa. Se o presidente não demonstra concentração e convicção no que está invocando, jamais o auditório irá acreditar ou se concentrar no conteúdo da invocação.

II – Invocação a Deus - escolha previamente um companheiro para  realizá-la. Pedindo a todos que fiquem de pé para ouvi-la.
A Invocação a Deus é o pedido que fazemos a Deus para que ele proteja nosso movimento, os seus membros e nossa pátria. Embora o LEO não tenha nenhum vínculo religioso, é importante realizá-la. Assim, no início de cada reunião é proferida a Invocação a Deus.

III – Saudação a Bandeira – o presidente de pé se dirige aos demais pedindo que todos fiquem de pé e postados de frente ao Pavilhão Nacional e cante a primeira estrofe e o estribilho do Hino a Bandeira.
Não se devem aplaudir orações, pelo fato dela ser, por assim dizer, um comunicado, uma conversa com o Superior. E o Hino é um Símbolo Nacional razão pela qual NÃO deve ser aplaudido, já que ele representa o país.
Outro erro muito cometido, especialmente em eventos de nível distrital, é o de o companheiro permanecer com um chapéu ou boné durante a Invocação a Deus e a execução do Hino Nacional.
Isto é desrespeito tanto para um quanto para outro.
Os braços devem ficar ao lado do corpo, também em sinal de respeito, e não as costas, ou à frente do corpo.
Outra coisa que não se aplaude é o pedido de “um minuto de silêncio” pelos companheiros que faleceram. “O minuto já é a homenagem em si, não precisando ser afrontada, depois, com uma salva de palmas”.
IV – Informes do Diretor Social – apresenta os convidados e lembra as datas cívicas e importantes daquele mês ou quinzena, bem como dos aniversários dos companheiros.
V – Informes de Secretaria:
A)    Leitura da ata da reunião anterior e conseqüentemente discussão e aprovação;
B)     Leitura das correspondências recebidas e enviadas;
C)     Demais informes.
VI – Informes da Tesouraria – (faz a apresentação sobre as finanças do clube cobrança de mensalidade, saldo das contas etc.)
* O Informe da Tesouraria é dispensado nas Assembleias Festivas.
VII – Instrução LEOística – um hábito muito pouco difundido dentro dos Clubes, mas que deve ser utilizado com frequência. O presidente poderá convidar um companheiro LEO ou Leão para fazê-la criando a oportunidade de novos companheiros e até mesmo convidados conhecerem mais sobre o movimento LEOístico.
VIII – Palavra do Vice-Presidente – tem a incumbência e cobrar as atividades das comissões que trabalham necessariamente sob sua supervisão, auxiliando o Presidente a gerir melhor o clube.
IX – Informes dos Presidentes de Comissão – apresentação de projetos de campanhas em geral. Exemplo: civismo, saúde, recreação, educacionais e culturais, conservação da visão, combate às drogas, meio-ambiente etc.
X – Assuntos Pendentes – o presidente deverá sempre ter em mãos os assuntos que ainda precisam de solução, para que os mesmos voltem a constar da pauta de uma reunião seguinte, evitando que este assunto caia no esquecimento. Muitas vezes causando desmotivação do companheiro autor.
XI – Jaula Livre ou Aberta – este procedimento é critério facultativo do presidente, ou seja, pode ele abrir ou não. Recomenda-se sua utilização de acordo com o tempo disponível e somente para CC.LEO e CC. L ou dirigentes do movimento, visto que o nome já prevê seu caráter privativo.
XII – Palavra do Presidente – o presidente agradece a presença de todos, bem como, as realizações das comissões, secretaria, tesouraria. Dá os informes, bem como, convoca nova reunião, informando data e local. Solicita a um companheiro previamente escolhido para que proceda a Oração pelo Brasil. Em seguida, pede uma vibrante salva de palmas ao Pavilhão Nacional, dando por encerrada a reunião festiva e/ou ordinária.

Oração pelo Brasil
Esta oração é (e deve ser) recitada quando se termina qualquer assembléia ou reunião de qualquer instância do programa de LEO Cube no Brasil.Através dela,reativam-se nossos propósitos de sócios LEO  e o dever de integração com os demais membros do movimento.É composta de frases que juntas compõem o grande desafio e a grande esperança de transformação social,pessoal e coletiva que os sócios LEO assumam ao integrar um LEO Clube.

Ó Deus Onipotente, principio e fim de todas as coisas, infundi em nós brasileiros amor ao estudo e ao trabalho. Para que façamos de nossa pátria uma terra de paz, ordem e grandeza.
Velai senhor pelos destinos do Brasil.
ASSIM SEJA!


Referências:
Cartilha de LEO Clubes do Brasil (CILBRA 2006); Manual de Instrução LEOística e Preparação de Líderes Distrito LEO LA-4 AL 09/10; Manual de Protocolo e Instrução LEOística Distrito LEO LD-9 AL 09/10