domingo, 31 de outubro de 2010

O que é o LEO JUNIOR J.C.M ?





                                                                                      LEO JUNIOR J.C.M





O nome desta organização é LEO JUNIOR JOÃO CASTELO MARTINS também designada  pela sigla, LEO JUNIOR J.C.M.

A sigla LEO JUNIOR J.C.M tem o seguinte significado:

L- Liderança
E- Experiência
O- Oportunidade


J- Juventude
U- União
N- Naturalidade
I- Igualdade
O- Organização
R- Responsabilidade


J- João
C- Castelo
M- Martins

O LEO JÚNIOR J.C.M é patrocinado por LEO Clubes e formado por meninos e meninas que desempenham atividades semelhantes às do LEO.
O LEO JÚNIOR não faz parte oficialmente da Associação Internacional de LIONS Clubes, é considerado uma atividade de LEO Clube, desta forma o presidente LEO deve estar sempre atento ao que esta acontecendo com o LEO JÚNIOR, além de convidá-los a participar das reuniões e das atividades desenvolvidas pelo LEO Clube.
O LEO JUNIOR J.C.M. tem por finalidade desenvolver atividades de serviço entre os adolescentes da comunidade que desenvolverão qualidades de liderança, experiência, oportunidade, juventude, união, naturalidade, igualdade, organização e responsabilidade.
São os objetivos do LEO JUNIOR J.C.M:

a)      Preparar os adolescentes para o LEOísmo;
b)      Desenvolver no infanto-juvenil o desejo pelo serviço desinteressado e em equipe;
c)    Oferecer ao infanto-juvenil uma oportunidade de contribuir, individual ou          coletivamente, com a comunidade local e nacional;
d)     Desenvolver suas qualidades, assim como a solidariedade, o respeito, a responsabilidade e a dignidade, para boa formação de caráter;
e)      Estreitar a união entre o LEO JUNIOR J.C.M., o LEO Clube e o LIONS Clube, e ser o elo de integração; e,
f)       Promover encontros em nível de Distrito, como treinamento de lideranças, encontro anual, jogos, entre outros eventos, objetivando o intercâmbio de idéias experiências entre os clubes.

A faixa etária do sócio LEO JÚNIOR é de 09 (nove) a 15 (quinze) anos e 11 meses, isso no Distrito LEO LA-4, cada distrito adota práticas e procedimentos diferentes.

O LEO JÚNIOR possui uma estrutura de funcionamento semelhante à de um LEO ou LIONS Clube, com diretoria, reuniões, etc. pode (e deve) ter campanhas próprias, mas geralmente trabalha integrado ao seu LEO Clube patrocinador.
O primeiro LEO JÚNIOR do Brasil foi fundado no ano de 1983 no distrito L-20 (hoje L C-9) e L C-15.

Dalvo Lopes Macedo era o presidente do LEO Clube de Arcos na gestão 1982/1983, ele então teve a idéia de organizar um grupo de crianças e pré-adolescentes que trabalhariam em prol da comunidade arcuense, e posteriormente, esses membros seriam convidados a ingressar no LEO Clube de Arcos. Notando uma apatia cada vez maior entre seus companheiros de clube, Dalvo teve a iniciativa de “tirar do papel” essa idéia e criar de fato esse grupo de crianças. Assim foi realizada a primeira reunião do “LEO JUNIOR” de Arcos, no dia 10 de março de 1983 e fundação em 21 de dezembro do mesmo ano. A partir daí o movimento passou a se expandir cada vez mais, e aquele distrito começou a incentivar os LEO Clubes a fundarem clubes de LEO JUNIOR. Nesse mesmo ano só que no distrito L-15 (hoje LA-4), era organizado na cidade de Várzea Alegre-CE o 2° Clube de LEO JUNIOR do Brasil (inicialmente chamado de “Pré-LEO”). Os sócios Valdinete Silva e Orlando Sátiro tiveram a mesma idéia de utilizar crianças, educá-las e despertar nelas a liderança. E como contavam com o auxílio de todo LEO Clube de Várzea Alegre e apoio do seu LIONS Clube, a C.LEO Diana Moraes (na época Presidente do Distrito) concordou e aprovou a iniciativa daquele clube. Ocorrendo assim a primeira reunião no dia 8 de dezembro de 1983. Depois de algum tempo, a nomenclatura “Pré-LEO” foi mudada para LEO JUNIOR e recebeu a sigla JCM (uma forma de homenagear o CL João Castelo Martins por ter fundado o 1° Leo Clube do Distrito LA-4). E em 23 de dezembro de 1983, estava fundado o LEO JUNIOR JCM de Várzea Alegre.


Manual de Instruções LEOísticas do Distrito LEO LA -4 AL 2009/2010
www.instrucoesleonisticas.jor.br/leo/acervo/apresentacoes/leo_junior.pps

2 comentários:

  1. Ser Conselheiro é uma Honra Maravilhosa..Espero ter sido um bom Companheiro, Conselheiro e amigo é o papel de Cada conselheiro pois se naum for amigo nunca terá como visualizar cada pensamento cada gesto e cada palavra q um LEO JUNIOR vai querer ..Amo Vc minhas Crianças Deus abençõe e espero esta sempre a Ajudar....

    LEOjunisticamente...=)

    ResponderExcluir
  2. Ahh Companheiro, sem dúvidas... o LEO JUNIOR é um grande motivador para o LEO, ver o desempenho daquelas crianças é muito estimulante!

    ResponderExcluir